1 Filme Por Dia: Um filme injustiçado no Oscar

2. Um filme injustiçado no Oscar


Longe de mim achar que sei mais que a Academia, mas, às vezes, eles dão uma vacilada e não dão o devido valor a filmes incríveis. Porém, o que eu irei citar hoje foi reconhecido pelo público e audiência. E o longa de hoje que eu acho o mais injustiçado é "Baby Driver"/"Em Ritmo de Fuga".


O filme tem como protagonista o personagem Baby que é um profissional de fuga e trabalha para um mafioso, interpretado por Kevin Spacey (Beleza Americana). Ensol Elgort está excelente como Baby e realmente incorpora o poder da trilha sonora do longa. O filme tem uma direção incrível de Edgar Wright que merecia pelo menos ter sido indicado ao Oscar. 
O longa perdeu em todas as categorias que concorreu, como: melhor edição de som, melhor mixagem e melhor edição. Não é possível entender o porquê a academia não deu a devida atenção a "Em Ritmo de Fuga".

A partir daqui o texto contem alguns spoilers. Você foi avisado 👇

A preocupação que todos tiveram com o filme é nítida já em seus primeiros segundos, em que é possível ouvir um zumbido e ele só é interrompido após o começo da música "Bellbottoms" (Jon Spencer Blues Explosion). Isso é explicado devido ao zumbido no ouvido de Baby e justifica a necessidade da música. Além disso, nessa primeira cena, o roubo não é mostrado, justamente para nos passar a impressão que Baby não pertence aquele mundo. Outro exemplo que mostra isso, são suas roupas sempre com tons preto e brancos que evidenciam a dicotomia entre o bem e o mal na vida do personagem.
A trilha sonora é tão importante para o andar da história que Baby chega a voltar a música em uma cena para que o timing de tudo seja perfeito. Sem contar a parte em que a música "Harlem Shuffle" (Bob & Earl) é tocada e aparece no fundo enquanto Baby anda pela rua com seus fones de ouvido. Vale dizer, também, que é graças a música que Baby encontra o seu par romântico, Debora.
Em suma, a trilha sonora, basicamente, conta a história. Ela é chave para o filme ter suas cenas de ação e de romance tão equilibradas e bem feitas. Eu, realmente, não vejo defeitos no filme e ele se tornou um dos meus queridinhos pelo cuidado que todos tiveram em torná-lo uma obra de arte. Dito isso, acho que dá para entender que ele PELO MENOS deveria ter ganho nas categorias que foi indicado.

Comentários